As portas da Casa de Vidro serão reabertas no próximo domingo para uma exposição sobre o mobiliário criado por sua célebre moradora, Lina Bo Bardi.
A morada de Lina e Pietro Maria Bardi é um dos projetos icônicos da arquiteta. Construído em 1951, previu delicados pilares metálicos que preservaram a inclinação natural do terreno e fechamentos transparentes para a visão do arborizado bairro do Morumbi, na zona sul paulistana.
O evento em homenagem ao centenário de nascimento de Lina apresentará, além de móveis, quadros e objetos colecionados pelo casal.
Quer saber mais sobre essa talentosa arquiteta mezzo italiana, mezzo brasiliana? Há outras três exposições em cartaz na cidade de São Paulo.
No Museu da Casa Brasileira, “Maneiras de Expor: Arquitetura Expositiva de Lina Bo Bardi” trata de detalhes de sua trajetória profissional por meio de desenhos, fotos, objetos e videos.
O Sesc Pompeia conta com duas mostras. “A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi” foca três grandes projetos: Solar do Unhão (em Salvador), Masp (Museu de Arte de São Paulo) e Sesc Pompeia. “Lina Gráfica” traz ilustrações, desenhos originais, cartazes e outros tipos de desenhos não arquitetônicos, produzidos entre 1940 e 1980.
Casa de Vidro
O Mobiliário de Lina Bo Bardi: Tempos Pioneiros
R. General Almério De Moura, 200, Morumbi, São Paulo
De 18 de outubro a 6 de dezembro
Museu da Casa Brasileira
Maneiras de Expor: Arquitetura Expositiva de Lina Bo Bardi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulista, São Paulo
Até 9 de novembro
Sesc Pompeia
A Arquitetura Política de Lina Bo Bardi
Lina Gráfica
Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo
Até 14 de dezembro