Apartamento em Cascais por Gabriel Bordin

Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Gabriel Bordin estudou na Universitá degli Stufi di Firenze Facolta Architettura e na University of Illinois em Chicago.

“Ainda somos um studio novo com uma equipe jovem e as nossas conquistas acontecem a cada ano conforme o nosso trabalho vai sendo reconhecido por públicos diferentes do mercado internacional. Nossa estréia em 2020, com um projeto em Daytona, na Flórida, e esse em Cascais que marca nosso primeiro projeto em solo europeu.” explica Gabriel.

Para esse trabalho em Portugal, o arquiteto contou com a ajuda da QuartoSala – Home Culture, uma rede de lojas com curadoria e serviços de Design de Interiores e decoração, em Portugal.

“Falando com outros colegas de profissão, que já atuam lá fora surgiu o nome da QuartaSala…Conhecendo melhor eu vi que eles tinham um portfólio riquíssimo, com todos os produtos da Europa e com um acervo muito legal de produtos brasileiros com os quais a gente já está acostumado a trabalhar” explica Gabriel

“A QuartoSala oferece a possibilidade de explorar novos fornecedores, novas peças e novos materiais. Assim como trabalhar com produtos de difícil acesso no Brasil, até mesmo por falta de conhecimento das marcas” conclui

Conhecer e explorar novas culturas e novos métodos de trabalho também foi muito enriquecedor, segundo o arquiteto. Na parceria com a QuartoSala, a possibilidade de trabalhar online, em certas etapas do projeto, foi muito importante para o resultado final.

Traduzir a paisagem litorânea foi a principal inspiração do arquiteto para o projeto desse apartamento com metragem de 290m2, dividido em 3 pavimentos.

“O proprietário é um jovem português, do norte de Portugal, que hoje mora fora do país. O apartamento seria sua morada em seu país natal, então a ideia de trazer aspectos ligados à cultura portuguesa deveria existir – As peças de arte foram escolhidas dentro deste pensamento. – Além disso, deveria ser um lugar de descanso, aberto para receber família e amigos. Uma vez que o apartamento está no litoral, o ar despojado de uma casa de praia deveria estar presente.” explica o arquiteto.

O grande volume de madeira no forro do ambiente de jantar é um dos principais destaques do ponto de vista arquitetônico. Gabriel optou pelo uso abundante de materiais e texturas naturais, paletas leves e o branco como pano de fundo. Os toques de cor ficaram por conta do verde da vegetação natural típica da região e as obras de arte, com destaques para grande obra do artista Vhils no living, o mosaico de Add Fuel e as fotografias de Xan Patron, Antoine Violleau e Igor Shrayer.

O rooftop deveria acomodar vários usos, como um grande living, uma banheira e uma área para refeições. “Como este espaço está distante da cozinha, optamos por dar independência a ele, adicionando uma pequena ilha com, grill, refrigerador e pia, tornando essa área autônoma.” explica Gabriel.

“Aproveitamos a curadoria impecável da QuartoSala para inserir algumas peças do design consagrado brasileiro, como as cadeiras e carrinho do Jader Almeida.” conclui.

Fotos: Gui Morelli @guimorelli

Gabriel Bordin apresenta seu projeto em Cascais
arquiteto Gabriel Bordin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2023. Todos os direitos reservados.