O que vem à sua cabeça quando ouve falar em cozinha americana? Esqueça os hambúrgueres, estamos falando de gastronomia. E nos restaurantes americanos, mesmo entre os melhores, serve-se todo tipo de culinária, de qualquer país do mundo.
Mas no suntuoso Eleven Madison Park, do chef suíço Daniel Humm, os ingredientes nativos são usados para reelaborar (ou seria redesenhar?) a tradicional culinária americana, transformando-a em uma luxuosa cozinha contemporânea. Os frutos do mar, por exemplo, comparecem com muita pompa em pratos que parecem pintados por um Matisse ou um Raoul Dufy. O pato com lavanda e mel é um dos sucessos da casa, daqueles que você começa a comer já com os olhos.
Não sai barato: o menu degustação custa 225 dólares por pessoa, mas críticos e frequentadores atestam: vale cada centavo. Além disso, a harmonização sugerida acerta sempre e o serviço é muito elogiado (sim, você leu isso).
Com três estrelas no Guia Michelan, o Eleven Madison pede 30 dias de antecedência na reserva de uma mesa. Para quem quiser dar uma festa, o restaurante oferece dois salões privativos, um para 18 e outro para 34 pessoas. Mas um só jantar já é uma festa para os sentidos.
11 Madison Avenue, Flatiron District, Nova York.