Uma casa leve, clara e fácil de usar. Esse foi o pedido dos clientes da arquiteta Julyana Bortolotto para a reforma desse imóvel de 550m2 na praia de Iporanga, no Guarujá. O casal, com dois filhos, já tem uma casa de campo, além do apartamento em São Paulo, onde moram, e queriam uma casa gostosa na praia.
“Buscamos projetar uma casa atemporal com frescor. Paredes, tetos e revestimentos brancos. Marcenaria desenhada com atenção aos detalhes, juntamente com a escolha cuidadosa de cores nos tecidos e no decor” explica Julyana
Originalmente num tom azul intenso, o teto e as tesouras do telhado foram pintadas de branco e receberam iluminação indireta o que fez o living crescer. O teto é destaque também nos quartos do casal e dos filhos, localizados no primeiro andar, assim como nos banheiros.
Grandes portas de vidro integram o living ao terraço e ao jardim. Para o deck, que liga a área da churrasqueira com a varanda da casa, Julyana desenhou um banco fixo, que fica suspenso sobre o jardim. Toda esta área externa teve seu aproveitamento maximizado para facilitar o uso pela família.
Julyana Bortolotto nasceu e cresceu em Curitiba, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – 1997.
Cursou especialização em Interior Design no Istituto Superiore di Architettura e Design em Milão, Itália – onde permaneceu atuando no mercado, o que lhe trouxe experiência internacional.
De volta ao Brasil, mudou-se para São Paulo, onde depois de atuar em alguns escritórios de arquitetura, formou uma equipe e montou escritório próprio, desenvolvendo diversos projetos de arquitetura e interiores.
Fotos Julia Herman