O arquiteto e designer Everton de Souza lança a Coleção Recôncavo, o primeiro conjunto autoral do Estúdio Dendê. Unindo referências da cultura popular brasileira à linguagem do design contemporâneo, Everton criou três peças que traduzem cultura, forma e memória da Bahia, seu estado natal.
As obras Cadeira Mula sem Cabeça, Sofá Acordeon e Luminária Mandú partem de experiências vividas no interior da Bahia e ressignificam símbolos afetivos, sonoros e festivos por meio de composições formais, volumetrias e escolhas materiais. A coleção propõe um olhar sensível sobre a ancestralidade e os gestos cotidianos, em diálogo com a inovação e a expressividade do design brasileiro atual.
Fundado em 2024, o Estúdio Dendê é uma homenagem de Everton de Souza à sua avó, cozinheira baiana reconhecida por reunir pessoas ao redor de sua mesa e do seu tempero. Assim, como muitas mulheres que sustentam suas casas, seus filhos e netos por meio da cozinha, ela fez do alimento um elo entre o cuidado, a conexão e a resistência. O Dendê nasce desse legado e propõe um design sensorial, emocional e múltiplo.
Instagram: @____dende | @evertonsouza.arq
Fotos: Ruy Teixeira. @ruy_teixeira


