O 28.o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, o mais tradicional do setor no país, recebeu 746 inscrições neste ano. Daí saíram os 33 vencedores nas categorias de mobiliário, iluminação, utensílio, eletrodoméstico, construção, têxtil e transporte, além de trabalhos teóricos.
O pendente Berimbau foi contemplado com menção honrosa em iluminação. Fabricado pela Bertolucci, empresa com 60 anos de tradição, tem a criação compartilhada entre Juliana Bertolucci Torres e Clément Gerard, do Atelier BAM. “O usuário controla o foco de luz de maneira singela e intuitiva”, explica Juliana.
Por trás da aparente simplicidade está um produto supercaprichado que combina tecnologia e trabalho artesanal. “O corpo de alumínio colorido, para ter mais peso e perfeição de encaixe e acabamento, ganhou detalhes de latão que também interferem no visual da peça”, completa a designer. O cordão de força é de tecido.
As lúdicas luminárias Berimbau e todos os finalistas do prêmio estão expostos na sede do Museu da Casa Brasileira até 25 de janeiro.
Dá para passear por lá, conhecer os destaques do design e desfrutar do sossego do agradável jardim local. Se puder, estique a programação para almoçar no delicioso restaurante Santinho, comandado pela chef Morena Leite.
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Pinheiros, São Paulo