No próximo dia 28 de fevereiro (sábado), a Galeria Eduardo Fernandes inaugura duas exposições individuas de artistas em seus espaços expositivos localizados nas ruas Harmonia e Medeiros Albuquerque, na Vila Madalena.
A galeria apresentará, em ambientes distintos, trabalhos de Ana Amélia Genioli e Daisy Xavier (foto home) duas mulheres que possuem trajetórias sólidas, vasta produção e pesquisas que dialogam com o contemporâneo e os campos da psicologia e da psicanálise.
No prédio da Rua Medeiros Albuquerque, a Galeria Eduardo Fernandes instala a mostra de Daisy Xavier, que apresenta oito telas com pinturas sobre linho e que trazem a tinta óleo misturada com materiais pictóricos, como nanquim, ecoline e aquarela.
A mistura do requinte do linho com a delicadeza de elementos mais fluídos, combinados a tinta óleo, resultam em sobreposições com uma variação de cores que evidenciam um trabalho figurativo, causando um certo “estranhamento” no observador. Em tempos de IA e fake news – em que distinguir o que é real do que é artificial se tornou assunto de especialistas e cientistas – o objetivo de Xavier é causar esta estranheza em relação a natureza. “O meu foco não foi copiar o natural e sim realizar uma experiência que tenta provocar o público a criar uma indiferença entre o que é natural e artificial e o que é falso e verdadeiro”
Já no espaço da Rua Harmonia, a artista Ana Amélia Genioli, apresentará – com curadoria de Tálisson Melo – uma série de 20 novos trabalhos que surgiram de um estudo a obra “Metamorfoses”, do filósofo italiano Emanuele Coccia. “O trabalho de transformação sempre esteve presente na minha produção. As técnicas foram mudando mas esta pesquisa existe desde 1998”, explica a artista de 61 anos que possui trabalhos em coleções privadas e institucionais, tais como TV Cultura e SESC. Nesta exposição a transformação permanente e sem fim fica evidenciada e é acompanhada por pequenos casulos pendurados pelo salão, criados pela tribo indígena colombiana Kogi para fazer parte da cenografia.
Além dos trabalhos expostos na galeria, uma parte da produção realizada por Genioli nos últimos anos estará presente no ateliê da artista, instalado na Rua Matheus Grow. Neste caso, trabalhos que ditam a história de sua produção poderão ser visitados pelo público (mediante agendamento), assim como seu espaço de criação estarão abertos para a exploração do público.
@galeriaeduradofernandes_




