É possível que uma peça básica como uma cadeira ou uma mesa ainda estejam sujeitas a qualquer nova ideia? A pergunta é feita pela empresa italiana Arper, que na última edição do Salão do Móvel de Milão lançou novos produtos e uma reedição da Bowl Chair, de Lina Bo Bardi.
As novidades incluíram três linhas desenhadas pelo trio Lievore Altherr Molina. O estúdio catalão criou para a Arper a família Zinta, um sistema modular de sofás que ganham cor, tipo de estofamento, desenho e extensão de acordo com os desejos do cliente.
Colina dá nome aos estofados que podem levar couro ou tecido e são apresentados em vários tamanhos; por fim, o Duna 02, uma releitura de uma cadeira com rodízios que a Arper criou há 14 anos e agora ressurge em polipropileno ultracolorido.
Mas a grande sacada da grife italiana foi o relançamento da cadeira icônica de Lina Bo Bardi (no alto e acima), em apenas 500 unidades. Com desenho original de 1951, a Bowl Chair é relançada junto com a exposição Lina Bo Bardi Together, que começa um tour por vários países.
A arquiteta que desenhou o MASP ganha, neste ano de seu centenário de nascimento, uma série de exposições e livros – muitos deles no hemisfério norte, que vê em Lina a arquiteta genial que realmente foi.