Valorizar a luz natural e destacar a copa das árvores, localizadas na fachada lateral do edifício, foi o pedido dos clientes para a Soek Arquitetura na reforma do apartamento de 210m2, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo.
“A maneira como a luz permeia a copa das árvores e incide sobre os diferentes materiais utilizados no projeto foi sem dúvida o elemento norteador do projeto” explica Kiko Castello Branco, um dos sócios do escritório.
“Já nas áreas íntimas, o cliente nos pediu que acrescentássemos uma suíte sem que houvesse uma redução das áreas sociais. Para isso, houve um redesenho das áreas de serviço e suíte master, sempre atentando para a incidência de luz natural.” conclui o arquiteto.
Ainda com foco na luz natural, o branco predomina nos painéis em carvalho tingido que revestem as paredes, estantes e forro. Eles compõem uma base neutra que se transforma ao longo do dia de acordo com a maneira com que a luz natural incide sobre as superfícies. Além disso, servem de base ideal para o mobiliário que mescla contemporaneidade, com peças modernas do designer Jader Almeida e poltronas clássicas de Sérgio Rodrigues.
Esse foi o segundo projeto desenvolvido para o mesmo cliente pela Soek Arquitetura. Nele, pontos discutidos e implantados no primeiro projeto (um pequeno estúdio de 33m2), foram retomados e revisados em um contexto e escala completamente diferentes.
Fundado em 2018, pelo arquiteto Kiko Castello Branco, a Soek Arquitetura é um escritório brasileiro de arquitetura baseado na cidade de São Paulo. Kiko e seu sócio, Lucas Cunha, buscam desenvolver projetos de arquitetura e urbanismo, de caráter público e privado, nas mais variadas escalas e usos. O nome SOEK faz referência à relação inseparável da arquitetura com o processo investigativo.
Site: soekarquitetura.com
Instagram: @soek.arquitetura
Autores | Kiko Castello Branco e Lucas Cunha
Colaboradores | Júlia Brückmann e Ana Paula Gomes
Fotos: Fran Parente (@franparente)