Nos anos 80, a Itália revolucionou o design com um grupo de Milão, fundado por Ettore Sottsass, até hoje o nome mais associado ao movimento. Também faziam parte, entre outros, Michele De Lucchi, Natalie Peskier e Marco Zanini, que se radicou no Brasil.
Contra o funcionalismo da escola Moderna, o movimento causou impacto com sua extravagância de formas, cores fortes e a ideia de que consumo é identidade. Desfeito em 1988, ele continuou no imaginário de quem tem um pé no design, de qualquer movimento ou escola.
O tempo passou e as peças produzidas pelo Memphis se tornaram ícones. É o que a Conceito Firma Casa quer mostrar com a exposição Memphis, que inaugura no dia 1º de outubro e vai até 15 de novembro.
As estantes, luminárias, bancos e outros itens, que podem pedir alguns segundos de reflexão antes que você perceba qual a sua função, são importados da Itália, em edição limitada, numerados e com certificado de autenticidade. Os compradores só precisarão esperar pelo fim da mostra para levar para casa suas peças raras.
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1522, São Paulo, SP. Tel. (11) 3068-0380.