Qualquer forma é outra forma

A Apartamento 61 e A Simões de Assis apresentam exposição coletiva que ocupa a sede da casa-galeria — uma histórica casa modernista no bairro dos Jardins, em São Paulo, projetada por Victor Brecheret e reformada por Rino Levi.

Com expografia assinada por Luiz Solano e texto de Julia Lima, a coletiva, “Qualquer forma é outra forma” reúne 24 artistas e 12 designers brasileiros de diferentes gerações, combinando peças de mobiliário e produções visuais emolduradas pela arquitetura, fora dos tradicionais âmbitos expositivos. 

“A diferença entre um museu ou galeria ou casa decorada ou de colecionador e uma casa-exposição reside no deslocamento do uso do espaço. Ela não é um cubo branco; seus elementos arquitetônicos interferem na contemplação e sua escala desafia as proporções da produção contemporânea; sua dimensão privada é tensionada pela visitação pública ao ser despovoada de moradores e ocupada apenas por visitantes passageiros.” explica Julia Lima, Head Institucional da Simões de Assis e curadora da mostra.

“Esse desvio de função, por outro lado, suscita um campo fértil para discutir e investigar outros caminhos de apresentação, leitura e, por que não, consumo da arte. Nesse contexto, trançam-se inseparavelmente os campos da arquitetura, do design e das artes visuais: velhos vizinhos que aqui buscam conviver de outros modos.” conclui a curadora.

Fundada em 2014 por Vivian Lobato e André Visockis, a Apartamento 61 é uma galeria transdisciplinar que promove o diálogo contínuo entre o design moderno e contemporâneo, aproximando também arte e arquitetura.

Instalada no bairro dos Jardins, em São Paulo, a galeria ocupa uma residência modernista singular — projetada em 1939 pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret e reformada em 1960 por Rino Levi. O espaço propõe uma experiência imersiva, na qual o diálogo entre as obras e a arquitetura cria narrativas atemporais sobre o design e a arte no Brasil.

Com mais de 40 anos de história, a Simões de Assis é uma das principais galerias da América Latina dedicadas à arte moderna e contemporânea. Inaugurada em Curitiba, Brasil, em 1984, é conduzida por duas gerações da família fundadora, operando em três sedes – São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú.   

A Mostra “Qualquer Forma é Outra Forma” acontece até o dia 25 de outubro.

@apartamento61

Período de visitação: 08 de setembro a 25 de outubro de 2025 Local: Apartamento 61 | Rua João Moura, nº 100 – Pinheiros – São Paulo/SP Horários de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h Entrada gratuita

Aurelio Martinez Flores
Antonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2023. Todos os direitos reservados.