Dispostos a encarar um grande quebra-quebra, os jovens clientes da arquiteta Ana Yoshida abraçaram a ideia de privilegiar no projeto de reforma espaços menos compartimentados, acabamentos transados e acessórios impactantes.
A primeira providência foi eliminar as paredes que separavam sala e cozinha. Na nova ala social surgiu um ambiente confortável e cheio de detalhes bacanas que valorizam o apartamento de 100 m2.
Uma faixa de ladrilhos hidráulicos (produzidos pela Brasil Imperial, com design de Marcelo Rosenbaum) cobre parede e piso. Nas paredes laterais do exuberante mosaico, placas de espelho provem sensação de amplidão.
A estante setoriza os espaços, mas as prateleiras vazadas não barram a visão dos ambientes de um lado a outro.
No estar, uma tela de Isabelle Tuchband captura a atenção, próxima à poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha.”Fiz um canto de leitura perto da bay window para aproveitar a agradável luz natural que chega das amplas janelas”, diz a arquiteta.
A cozinha ganhou bancada de carvalho e cadeiras (Dpot) amarelas, tom encontrado nos ladrilhos. A graciosa parede de cobogós impede que quem ente no apartamento veja logo de cara o fogão e a pia.
O destaque da área íntima é o quarto do filho adolescente, com marcenaria azul e vermelha que lembra as cores da Inglaterra.