A francesa Charlotte Perriand foi bem mais que a co-autora da chaise desenhada com Le Corbusier, que se transformou em um ícone no mobiliário do século 20.
Designer e arquiteta, ela levou o segundo prêmio em um concurso para alojamentos econômicos de verão em 1934. Neste final de 2014, 80 anos depois, a grife Louis Vuitton construiu em Miami, a partir de desenhos e esboços originais, a casa idealizada pela modernista Perriand, que nunca havia saído do papel, a não ser em uma adaptação para uma colônia de férias.
Feita de madeira, ela se ergue sobre a areia da praia junto ao jardim do Raleigh Hotel, em Miami South Beach. Uma rampa, construída da fachada posterior, dá acesso à construção, que exibe um deck central coberto por um toldo de tecido.
Batizada La Maison au Bord de L’Eau – A Casa à Beira D’Água –, o projeto faz paralelo com a mostra em curso no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, intitulada Design Modern Women 1890-1990. Ela exibe o legado feminino no design, de Eileen Gray a Marianne Brandt, saídas da Bauhaus, a Lina Bo Bardi.