Marton transita com desenvoltura por universos tão diferentes quanto complementares. O livro “Facetas: a arte e o design na obra de José Marton” aborda suas experiências nos segmentos de arte, arquitetura, cenografia e design.
Parece difícil – e, de fato, é — atuar bem em frentes diversas, mas o artista deixa claro que toda profissão requer, sobretudo, disciplina. E ele parece obcecado por isso.
Os quatro volumes da obra foram escritos por um time de experts: Rejane Cintrão, Carlos Magno, Allex Colontonio e Paulo Borges.
O título “Soluções para arte” permite identificar a nova profissão nesse mercado que era, até o fim da década de 1980, pouco conhecido e nem tão bem explorado. “Trata-se de um livro de consulta para quem quer entender ou criar um negócio nesse segmento”, explica Marton.
O volume “Arquitetura” deixa clara a importância da marca para construir uma identidade visual e fazer a empresa sobressair.
“Cenografia” mostra como Marton se destacou através da ousadia de formas, matérias-primas e acabamentos ao idealizar diferentes cenários para exposições de fotografias e desfiles de moda, em especial o SPFW e o Fashion Rio.
“Design” é o nicho em que Marton tem mais liberdade para criar, mesclando cores e materiais variados. Esse volume revela sua originalidade ao produzir desde séries completas até produtos únicos. “Talvez nessa área fiquem mais evidentes meus 35 anos de experiência”, diz.
Facetas: a arte e o design na obra de José Marton
Editora C4
R$ 180 (96 págs. cada título. Os volumes não são vendidos separadamente)