Pode parecer o cúmulo do clichê, mas a Dover Street Market é mesmo uma experiência. Uma experiência agora também à disposição dos moradores e dos visitantes de Nova York. Depois dos japoneses e dos londrinos, agora é a vez dos os novaiorquinos circularem pela loja.
São vários andares de um prédio de 1908, projetado pelo arquiteto Harvey Wiley Corbett e reformulado por uma das figuras mais importantes da moda do século 20 (e do 21, é claro): a estilista Rei Kawakubo.
A marca criada por ela, a Comme des Garçons, com suas roupas assimétricas e volumes em lugares do corpo que ninguém havia ousado antes, causou alvoroço nos anos 80.
É claro que a Comme des Garçons, ainda ousada e instigante, ocupa boa parte da loja, com coleções feminina e masculina. Mas ali estão também alguns convidados: de Prada e Ives Saint-Laurent aos mais novos Rick Owens e JW Anderson. Ali está também a marca de óculos Moscot, além de perfumes, sapatos e até joias.
Não há um andar igual ao outro, uma escada que seja replicada em outro patamar. Tudo é surpreendente, dos pisos às araras. Se for preciso fazer uma parada, ótimo. A Rose Bakery, instalada no local, serve saladas orgânicas, sopas e outras delícias pra aplacar a fome dos frugais e dos famintos. Para quem adora moda e design, é um prato cheio.