Publicado originalmente em 1995, o livro Móvel Moderno no Brasil tornou-se referência sobre a história do mobiliário nacional.
A autora, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora da FAU-USP, conta como a modernidade brasileira alcançou a produção de móveis, com influências da Semana de 22 e das primeiras expressões da arquitetura moderna, gerando uma linguagem estética com características próprias que estava relacionada com o desejo de morar de uma forma nova.
Na edição de 2015, a abordagem se estende à produção contemporânea. Em suas análises, a escritora alcança nomes da nova geração, como Zanini de Zanine, Rodrigo Almeida e Leo Capote.
“O livro aborda o design do mobiliário brasileiro numa perspectiva histórica, com ênfase no móvel moderno. Reconstrói seus traços essenciais e reúne documentação iconográfica significativa, considerando as origens e sucessivas transformações da configuração da casa brasileira, dos gostos, das tendências, grifes, materiais, processos produtivos e soluções técnico-construtivas empregadas na produção do móvel no país”, explica Maria Cecilia.
A partir do dia 5 de março, uma exposição a respeito do livro entra em cartaz no Museu da Casa Brasileira. Na mesma data, haverá uma mesa-redonda para debater os caminhos do design contemporâneo que contará com a presença dos designers Carlos Motta, Fernando Jaeger e Zanini de Zanine.
Móvel Moderno no Brasil
Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Editora Olhares
R$ 90 (264 págs; edição bilíngue)
Exposição Móvel Moderno no Brasil: seleção do acervo do MCB
Museu da Casa Brasileira
5 a 29 de março
Av. Faria Lima, 2 705, Jardim Paulistano, São Paulo
Entrada gratuita
Mesa redonda
Museu da Casa Brasileira
5 de março, 18h30
Av. Faria Lima, 2 705 , Jardim Paulistano, São Paulo
Entrada gratuita