Agora que você já viu a equipe de Gana em campo, dê só uma olhada nesse artista ganense espetacular: ele se chama El Anatsui, já participou de várias exposições e mostras importantíssimas, como a Bienal de Veneza, em 2007.
No ano passado, arrasou no New York museum , no Brooklyn, com 30 peças de grandes dimensões, em que mistura vários materiais, do metal à madeira.
Essas esculturas gigantes lembram, em certa medida, o artista brasileiro Artur Bispo do Rosário, com seus estandartes bordados, arte nascida de suas alucinações e delírios.
El Anatsui não escreve sobre suas obras e, apesar do sucesso que vem angariando, continua sua rotina de professor de escultura na Universidade da Nigéria, país que escolheu para viver.
Mas coloca em suas mostras nomes poéticos, como “Gravidade e Graça”. E suas obras levam títulos como “In the Worl but Don’t Know the World”.
El Anatsui é representado pela October Gallery, espaço londrino que agremia gente de todas as idades com um punhado de ousadia e transgressão ou vinda de lugares que não estão no circuito oficial das artes. É onde você vê, por exemplo, obras do beatnik William Burroughs. Endereço importante para a sua agenda, anote lá:
24, Old Gloucester Street, Bloombury, Londres