Design de ponta

O termo “hotel conceito” pode ter caído no lugar comum, mas está longe de ser o caso do Andaz Amsterdam, vendedor do  Gault Millau Award 2014 como Hotel do Ano e apontado pela Condé Nast Traveller Host List como o melhor novo hotel de 2013.

O projeto leva a assinatura de Marcel Wanders, que partiu de um princípio aparentemente simples: como o espaço havia abrigado uma biblioteca entre 1977 e 2007, o universo dos livros, suas imagens e histórias – especialmente as holandesas – se tornaram o conceito que norteou cada detalhe.

Uma figura que aparece com frequência – a cabeça de um peixe com uma cauda feita de algo totalmente desvinculado dessa ou qualquer outra criatura – significa a capacidade holandesa de manter a mente aberta a polaridades, livre de preconceitos. 

Os três X seguidos são o símbolo da cruz de Santo André – na verdade o santo, irmão de São Pedro, foi crucificado numa cruz em diagonal, por não se sentir digno do martírio em uma cruz igual à de Cristo.

O sacrifício de Santo André não aconteceu na Holanda, mas se tornou um símbolo que se vê por toda Amsterdam e faz parte do escudo holandês.

Foi assim, alinhavando história, cultura, hábitos locais, além de uma dose poderosa de bom e criativo design, que Wanders ergueu sua obra de arte.

Agora, quase comecinho de verão no hemisfério norte, a Holanda pode ser um ótimo destino. E, se você não pretende se hospedar no Andaz, que tal entrar para conhecê-lo?

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2023. Todos os direitos reservados.