O Brasil ainda não vende, mas quem for a Milão ou a Paris pode ver de perto os imensos show-rooms da marca italiana Calligaris, que completa 90 anos agora em 2013.
No início, tudo o que o senhor Antonio Calligaris produzia era a tradicional cadeira da região do Friuli batizada Marocca (que em 1987 ganhou uma versão de Vico Magistretti).
A cadeira de Calligaris, de madeira resistente, pés levemente curvados na frente e assento de tecido ou fibras era um produto artesanal e muito bem feito.
Na virada do século, com a terceira geração à frente da marca, os métodos tradicionais se somaram a outros, altamente industrializados.
Materiais como plástico, metal, couro e vidro foram introduzidos e o design ganhou ares contemporâneos. A lista de itens cresceu, da primeira Marocca para mesas, camas, cadeiras sofás, luminárias e uma infindade de acessórios.
Mas só em 2008 a grife ergueu em Milão uma flagship à altura de sua produção. Com três andares, ela fica em Brera, região obrigatória para quem é atraído pelo bom design.
Em 2012 foi a vez de Paris, onde o bairro escolhido foi Saint-Germain, passagem obrigatória para os fãs de design, gastronomia, caminhadas, cafés, livrarias…