São grandes as expectativas sobre o Museu de Arte do Rio (MAR), que foi inaugurado na última sexta-feira, dia 01, no dia que a cidade completou 448 anos.
Primeiro estágio do projeto de 7,6 billhões de reais que pretende devolver à zona portuária uma posição de destaque no mapa do Rio, o MAR nasce com a ousadia de ser um “museu do século 21”, o que significa oferecer ao mesmo tempo exposição e interação com o público.
O que torna o MAR um museu inovador é a tentativa de aplicação do conceito de “transversalidade”. A expressão resume o intuito de estabelecer, a partir de diferentes pontos de vista, uma “teia de pensamento”, que contemple a compreensão de contexto histórico, social e as múltiplas perspectivas pessoais. Ou, resumindo o resumo, um museu que permita múltiplas interpretações e explicações para o que exibe. E, dessa forma, ensine.
O Museu, que estará aberto ao público a partir de amanhã, dia 05, exibe quatro mostras simultaneamente: Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção, O Colecionador – Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici, Vontade Construtiva na Coleção Fadel e O Abrigo e o Terreno – Arte e Sociedade no Brasil.
MAR
Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro/ RJ
Telefone: (21) 2203-1235