Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Mundo em transformação

    Foi uma dessas felizes coincidências do destino. O francês Charles Marville, que viveu entre 1813 e 1879, era um renomado fotógrafo parisiense que se ocupava em registrar o cotidiano da cidade, seus moradores e sua arquitetura.

    Nesse meio tempo, o Barão Haussmann, a mando de Napoleão III, dá início à grande transformação da cidade. Uma reforma de 17 anos que alargou as ruas, construiu prédios públicos, criou as redes de água e esgoto e fez de Paris a cidade nos moldes como a conhecemos.

    O designer de interiores Marco Viterbo, em passagem por Nova York, agora em fevereiro, esteve no Metropolitan Museun of Art, o Met, onde viu as principais fotos de Marville  que retrataram toda essa metamorfose.

     

    “ A exposição é linda, você vê a Paris que era um esgoto a céu aberto e todo o seu processo de transformação. São seis salas com as fotos de Charles Marville, com alguns anexos como a exposição As musas de Paris.

    Algumas fotos, pela sua antiguidade, têm um tecido sobreposto. Você precisa levantá-lo para ver a imagem, que não pode ficar exposta à luz, de tão sensível.

    E não é preciso passar um dia inteiro. Em pouco mais de uma hora você vê com calma todas as fotos, que devem chegar a uma centena”.

     A exposição vai até o dia 4 de maio.

     

     

     

    Hotel de Ville 1871

     

    Gare de Montparnasse 1871

     

    Les Halles Centrales 1874

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.