Um dos projetos mais interessantes erguidos em São Paulo este ano (ou nos últimos anos) não poderia mesmo passar despercebido. Como um sopro de vitalidade e de boa arquitetura que se abre para três ruas do Centro de São Paulo, a Praça das Artes, desenhada por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura, levou no dia 5 de dezembro o Icon Awards como melhor prédio de 2013.
São, no total, onze categorias – em cada uma concorrem cinco nomes. O escritório brasileiro esteve ao lado de pesos igualmente pesados: Herzog & de Meuron, SANAA, Renzo Piano e Hugh Broughton Architects. “É um prêmio para o qual não nos candidatamos. Alguém seleciona os projetos e alguém escolhe – juri e juri. Por isso mesmo é mais bacana”, diz Marcelo Ferraz.
O prédio faz a ligação entre o Anhangabaú, a avenida São João e a rua Conselheiro Crispiniano, em blocos que crescem junto a antigos edifícios do Centro e se conectam por uma passarela.
A ideia da Secretaria de Cultura, patrocinadora do projeto, é dar espaço a salas de aula e centros de documentação artística, mas também abrigar, finalmente, grupos de arte como a Orquestra Sinfônica do Município e o Balé da Cidade de São Paulo, além de outros que estavam há tempos apartados de uma sede própria e adequada.
Mas a Praça das Artes pode ser simplesmente um ótimo ponto de encontro. Chame os amigos para tomar um café nesse espaço lindo e premiado. E vá de metrô, que não padece com engarrafamentos.
Fotos Nelson Kon