Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Instagram has returned invalid data.

    Praça premiada

    Um dos projetos mais interessantes erguidos em São Paulo este ano (ou nos últimos anos) não poderia mesmo passar despercebido. Como um sopro de vitalidade e de boa arquitetura que se abre para três ruas do Centro de São Paulo, a Praça das Artes, desenhada por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura, levou no dia 5 de dezembro o Icon Awards como melhor prédio de 2013.

    São, no total, onze categorias – em cada uma concorrem cinco nomes. O escritório brasileiro esteve ao lado de pesos igualmente pesados: Herzog & de Meuron, SANAA, Renzo Piano e Hugh Broughton Architects.  “É um prêmio para o qual não nos candidatamos. Alguém seleciona os projetos e alguém escolhe – juri e juri. Por isso mesmo é mais bacana”, diz Marcelo Ferraz. 

    O prédio faz a ligação entre o Anhangabaú, a avenida São João e a rua Conselheiro Crispiniano, em blocos que crescem junto a antigos edifícios do Centro e se conectam por uma passarela.

    A ideia da Secretaria de Cultura, patrocinadora do projeto, é dar espaço a salas de aula e centros de documentação artística, mas também abrigar, finalmente, grupos de arte como a Orquestra Sinfônica do Município e o Balé da Cidade de São Paulo, além de outros que estavam há tempos apartados de uma sede própria e adequada.

    Mas a Praça das Artes pode ser simplesmente um ótimo ponto de encontro. Chame os amigos para tomar um café nesse espaço lindo e premiado. E vá de metrô, que não padece com engarrafamentos.

    Fotos Nelson Kon

     

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.