A atriz Regina Casé disse que David Bastos era um arquiteto do mundo, em declaração ao programa Casa Brasileira, do canal GNT. De fato, seus projetos extrapolam as fronteiras baianas e até do Brasil. Estão também nos Estados Unidos, Portugal, Dubai.
O livro que será lançado na próxima semana traz um apanhado dos trabalhos de David em mais de três décadas de carreira. São 38 projetos de casas, apartamentos, restaurantes e espaços de mostras captados pela câmera atilada do fotógrafo Tuca Reinés.
Em todos eles estão presentes os ambientes fluidos e integrados, o décor contemporâneo elegante e sem excessos típicos desse profissional carioca por nascimento e baiano por vivência.
Mas é sobretudo de sua assinatura em moradas litorâneas que se percebe a fama justificada de um dos expoentes da arquitetura brasileira.
Nesses casos, sobressai o emprego meticuloso da madeira. As grandes aberturas que favorecem a passagem da brisa encontram anteparo apenas em venezianas; as telhas artesanais (taubilhas) e os forros de telhados exibem acabamentos primorosos.
Esses recursos costumam vir acompanhados de construções suspensas do chão, envoltas por espelhos d’água ou por piscinas de borda infinita.
O diálogo entre a arquitetura e o design de interiores é realçado por obras de arte brasileira associadas ao artesanato da terra e a móveis de design da mais alta estirpe. O resultado são combinações fascinantes.
David Bastos – Arquitetura Brasileira
Zeta Editora
Fotos Tuca Reinés
Textos Cláudia Nogueira e Celia Paccini
R$ 294 (400 pág.)
Lançamento em São Paulo
13 de dezembro
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1844, Jardins
Das 14h às 18h
Lançamento em Salvador
18 de dezembro
Galeria Paulo Darzé
R. Dr. Chrysippo de Aguiar 8, Corredor da Vitória
Das 18h às 22h