Nascido no Japão, mas formado nos Estado Unidos, Shigeru Ban tem sua arquitetura baseada na consciência ambiental, sempre se preocupando com o futuro de suas construções e em usar materiais que possam ser reutilizados.
Shigeru Ban, apesar de não aprovar o título, é conhecido como o “Arquiteto do Papel”, pois desenvolveu uma série de projetos usando tubos de papel como elemento construtivo; estes tubos passam por processos de impermeabilização, tratamentos de resistência à água e ao fogo, além de funcionarem como isolante acústico e térmico.
Ícone em projetos sociais e sustentáveis, o arquiteto tem em seu histórico desde construções milionárias e monumentais, como o Centre Pompidou, na França, até habitações de baixíssimo custo, para desabrigados de desastres naturais, como as Casas de Papel, na Índia e na África.
Não se preocupa tanto com a ornamentação, formas muito elaboradas ou alta tecnologia, mas sim, com a estrutura, materiais simples criando novidades e reelaborando o que já existe.
Shigeru Ban esteve no Brasil para o Arq.Futuro, evento semestral que reúne arquitetos em debate sobre os diferentes papéis desempenhados pela arquitetura, onde revelou que pretende trabalhar no Brasil sugerindo a construção de hotéis temporários para as Olimpíadas de 2016.
Confira abaixo alguns de seus projetos!