Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

Unable to communicate with Instagram.

Shigeru Ban

Nascido no Japão, mas formado nos Estado Unidos, Shigeru Ban tem sua arquitetura baseada na consciência ambiental, sempre se preocupando com o futuro de suas construções e em usar materiais que possam ser reutilizados.

Shigeru Ban, apesar de não aprovar o título, é conhecido como o “Arquiteto do Papel”, pois desenvolveu uma série de projetos usando tubos de papel como elemento construtivo; estes tubos passam por processos de impermeabilização, tratamentos de resistência à água e ao fogo, além de funcionarem como isolante acústico e térmico.

Ícone em projetos sociais e sustentáveis, o arquiteto tem em seu histórico desde construções milionárias e monumentais, como o Centre Pompidou, na França, até habitações de baixíssimo custo, para desabrigados de desastres naturais, como as Casas de Papel, na Índia e na África.

Não se preocupa tanto com a ornamentação, formas muito elaboradas ou alta tecnologia, mas sim, com a estrutura, materiais simples criando novidades e reelaborando o que já existe.

Shigeru Ban esteve no Brasil para o Arq.Futuro, evento semestral que reúne arquitetos em debate sobre os diferentes papéis desempenhados pela arquitetura, onde revelou que pretende trabalhar no Brasil sugerindo a construção de hotéis temporários para as Olimpíadas de 2016.

Confira abaixo alguns de seus projetos!

Paper loghouse
Paper Bridge
Haesley Nine Bridges Golf Club House
Centre Pompidou
Paper House

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.