O arquiteto japonês Toyo Ito, de 71 anos, é o vencedor do Prêmio Pritzker 2013, considerado o Nobel da arquitetura, concedido pela Hyatt Foundation.
Ito é o sexto japonês a ser condecorado com a maior premiação da arquitetura mundial, o que atesta a vitalidade da sólida arquitetura nipônica, que metabolizou a passagem do modernismo ao pós-modernismo.
Antes de Toyo Ito os premiados foram: Kenzo Tange (1987), Fumihiko Maki (1993), Tadao Ando (1995), e a dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (2010). Sequência notável,
Criando arquitetura há mais de 40 anos, Ito tem uma obra completa e multifacetada, distribuída em bibliotecas, casas, museus, parques, teatros, lojas, escritórios, edifícios e pavilhões.
Entre as obras mais badaladas do arquiteto, estão o Museu de Arquitetura Daici Ano, o Serpentine Gallery Pavilion de Londres e a Torre dos Ventos de Kanagawa. Já o júri destacou a Mediateca de Sendai pelo uso inovador de tubos estruturais; o edifício Tod Omotesando, em Tóquio, “onde a pele do edifício também serve como estrutura”; e a Tama Art Biblioteca Universitária de Tóquio.