Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

Unable to communicate with Instagram.

Vitorioso

O arquiteto japonês Toyo Ito, de 71 anos, é o vencedor do Prêmio Pritzker 2013, considerado o Nobel da arquitetura, concedido pela Hyatt Foundation.

Ito é o sexto japonês a ser condecorado com a maior premiação da arquitetura mundial, o que atesta a vitalidade da sólida arquitetura nipônica, que metabolizou a passagem do modernismo ao pós-modernismo.

Antes de Toyo Ito os premiados foram: Kenzo Tange (1987), Fumihiko Maki (1993), Tadao Ando (1995), e a dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (2010). Sequência notável, 

Toyo Ito já havia recebido, em 2002, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza; em 2006, levou a Medalha Real de Ouro do Royal Institute of British Architects; e, em 2010, o Praemium Imperiale 22 (em honra do príncipe Takamatsu).

Criando arquitetura há mais de 40 anos, Ito tem uma obra completa e multifacetada, distribuída em bibliotecas, casas, museus, parques, teatros, lojas, escritórios, edifícios e pavilhões.  

Entre as obras mais badaladas do arquiteto, estão o Museu de Arquitetura Daici Ano, o Serpentine Gallery Pavilion de Londres e a Torre dos Ventos de Kanagawa. Já o júri destacou a Mediateca de Sendai pelo uso inovador de tubos estruturais; o edifício Tod Omotesando, em Tóquio, “onde a pele do edifício também serve como estrutura”; e a Tama Art Biblioteca Universitária de Tóquio.

A cerimônia da premiação do Pritzker 2013 será realizada no dia 29 de maio, no John F. Kennedy Presidential Library and Museum, em Boston (EUA).
 
Museu de Arquitetura Daici Ano
Serpentine Gallery Pavilion
Torre dos Ventos de Kanagawa
Tod’s Omotesando Building

 

 

 

 

 
 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.