Comissão de frente

Bons espaços gastronômicos em São Paulo não são raros, mas um restaurante com atmosfera de delicatessem nova-iorquina, com sanduíches, sopas e café da manhã em um projeto assinado pelo FGMF Arquitetos, aí sim, a novidade fica melhor ainda.

Com 14 anos de vida e 280 projetos no portfólio, o escritório dos sócios Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz aproveitou um terreno de 5 x 30 m para erguer o Deliqatê, um restaurante com três pavimentos. No térreo ficam uma área com mesas, terraço e deck externos, além de uma das composições de arte que permeiam o projeto: um painel de ladrilhos hidráulicos assinado pelo artista Fábio Flaks, que cruza todo o restaurante termina no jardim do fundo.

No piso superior, um mezanino com área interna e externa pode ser fechado para eventos. O subsolo é destinado à cozinha e outros espaços de serviço.  

Como acontece nos projetos do FGMF, há uma integração entre o espaço do restaurante e a rua, no bairro dos Jardins. Quem explica essa concepção, tão bem alinhada com um pensamento contemporâneo de arquitetura e urbanismo, é Fernando Forte, um dos sócios do escritório: “Dispensamos cercas e muros; o recuo obrigatório de 5m foi ocupado por um deck cercado de plantas. Além disso, a fachada é totalmente envidraçada”.  

Quem passa pela rua logo nota a grande escultura pendente de Arnaldo Battaglini, ainda mais impactante à noite, quando fica iluminada.

Para quem não se lembra, além dos prêmios acumulados pelo trio no Brasil, em 2009 o FGMF fez parte do Architects Directory, o anuário da Wallpaper que reuniu 30 escritórios de arquitetura considerados pela revista britânica como as novas promessas nos quesitos talento e vanguarda.

Al. Jaú, 1191, São Paulo. Tel. (11) 3063-4988.

Fotos: Rafaela Netto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2023. Todos os direitos reservados.