Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Instagram has returned invalid data.

    Comissão de frente

    Bons espaços gastronômicos em São Paulo não são raros, mas um restaurante com atmosfera de delicatessem nova-iorquina, com sanduíches, sopas e café da manhã em um projeto assinado pelo FGMF Arquitetos, aí sim, a novidade fica melhor ainda.

    Com 14 anos de vida e 280 projetos no portfólio, o escritório dos sócios Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz aproveitou um terreno de 5 x 30 m para erguer o Deliqatê, um restaurante com três pavimentos. No térreo ficam uma área com mesas, terraço e deck externos, além de uma das composições de arte que permeiam o projeto: um painel de ladrilhos hidráulicos assinado pelo artista Fábio Flaks, que cruza todo o restaurante termina no jardim do fundo.

    No piso superior, um mezanino com área interna e externa pode ser fechado para eventos. O subsolo é destinado à cozinha e outros espaços de serviço.  

    Como acontece nos projetos do FGMF, há uma integração entre o espaço do restaurante e a rua, no bairro dos Jardins. Quem explica essa concepção, tão bem alinhada com um pensamento contemporâneo de arquitetura e urbanismo, é Fernando Forte, um dos sócios do escritório: “Dispensamos cercas e muros; o recuo obrigatório de 5m foi ocupado por um deck cercado de plantas. Além disso, a fachada é totalmente envidraçada”.  

    Quem passa pela rua logo nota a grande escultura pendente de Arnaldo Battaglini, ainda mais impactante à noite, quando fica iluminada.

    Para quem não se lembra, além dos prêmios acumulados pelo trio no Brasil, em 2009 o FGMF fez parte do Architects Directory, o anuário da Wallpaper que reuniu 30 escritórios de arquitetura considerados pela revista britânica como as novas promessas nos quesitos talento e vanguarda.

    Al. Jaú, 1191, São Paulo. Tel. (11) 3063-4988.

    Fotos: Rafaela Netto

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.