Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Instagram has returned invalid data.

    Design do conflito

    De que maneira o contexto local, especialmente quando se vive em regiões de conflitos, influencia a criação, o uso de materiais e os processos de confecção de uma peça de design? E que formas visuais surgem a partir dessas escolhas? Questões artísticas e políticas como essas norteiam uma interessante mostra com obras dos designers Noam Dover e Michal Cederbaum, de Tel Aviv, em parceria com o designer Yoav Reches, de Londres.

    Entre as peças exibidas na mostra “Designing the Middle East”, que acontece até o dia 17 de maio na vibrante galeria londrina 19 Greek Street, está, por exemplo, a mesa Saj (veja foto abaixo), criação de Dover e Cederbaum na qual são usadas placas de ferro conhecidas como “saj” e utilizadas para se fazer os famosos pães pita, típicos de várias culturas da região. A dupla de israelenses, que possui um estúdio em Tel Aviv, exibe ainda um conjunto de cerâmicas intitulado Sandblasted, formado por pratos antigos garimpados em feiras de antiguidades e nos quais jatos de areia foram usados para “estragar” vernizes e pinturas – dessa forma os designers incentivam o debate sobre opressão e destruição ao usarem um processo agressivo para eliminar algo considerado “estético” e “civilizado” como as decorações em cerâmica.

    Segundo Marc Peridis, fundador da galeria 19 Greek Street, a mostra “Designing the Middle East” é uma “homenagem à criatividade do Oriente Médio e um tributo à paixão, coragem e amor que ainda sobrevivem mesmo diante de tamanho conflito que divide essa parte do planeta”. Uma bela chance de ver belas peças e refletir sobre questões que vão muito além do design e da arte.


    Mesa Saj, de  Noam Dover e Michal Cederbaum 
     

     
    Cerâmica da coleção Sandblasted


    Vasos de diferentes tipos de tecido, feitos pela dupla israelense
     


    Banco Rope Stool, de Yoav Reches

     


     

     

     

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.