Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Instagram has returned invalid data.

    Empório natural

    Aberto em 1994, o Empório Beraldin sempre vale a pena ser visitado: é lá que você sempre acha o tecido que estava buscando para forrar um móvel, a almofada perfeita para o sofá ou um revestimento diferente para a parede. Optando por materiais naturais, como couro, algodão e até chifre de boi, a loja conseguiu nestes anos todos imprimir sua personalidade no universo do design brasileiro, mostrando que sustentabilidade e qualidade podem – e devem – caminhar lado a lado. Conversamos com o empresário Zeco Beraldin, criador do empório, sobre a trajetória da marca no Brasil, que hoje tem lojas no Rio de Janeiro e São Paulo.

    RADAR DESIGN Em maio, o Empório Beraldin lançou sua coleção 2013. Quais as principais características dessa nova coleção e como você a compara com as outras passadas, em termos de evolução?
    ZECO BERALDIN Acredito que a tradição e a inovação caminharam juntas nesta nova coleção, inspirada na manufatura brasileira. Exploramos as mais diversas técnicas para a criação de produtos muito originais. Neste ano, buscamos ir ao encontro da essência que originou a marca, há 19 anos: o conceito de design artesanal, onde o valor da mão do artesão transforma as imperfeições e características únicas das matérias-primas naturais, em exclusividade pura. A grande novidade dessa nova coleção são os tecidos desenvolvidos em tear com base no macramé, releituras sofisticadas das redes trançadas  artesanalmente em diversas regiões do Brasil. Basta olhar para a coleção para identificar facilmente a riqueza de tons, técnicas e texturas em cores naturais, elegantes e sóbrias, bastante características da loja.

    RADAR DESIGN Lá se vão 19 anos desde que você inaugurou o Empório Beraldin. Naquela época, o que o motivou a abrir um negócio nesse ramo? Foi difícil nos primeiros anos da empresa, como acontece com vários empreendedores?
    ZECO BERALDIN Já vinha de uma tradição familiar no ramo de tecidos, em especial a seda. Possuíamos, na época, uma fábrica em Gália que produzia, e produz até os dias de hoje, desde o bicho da seda até algumas das tramas mais sofisticadas, disponíveis no mercado de decoração. Naquele momento, também estávamos com a loja de tecidos Beraldin já consagrada na Av. Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.

    Há 19 anos, eu vivia uma espécie de inconformismo com o cenário de players da decoração nacional, que pareciam não perceber muito valor da incrível riqueza das matérias-primas nacionais, e cheguei à conclusão que, se ninguém se sentia inclinado a investir, eu mesmo faria. E faria tudo diferente. Foi assim que nasceu o Empório em plena Vila Madalena, fora do circuito e do modelo tradicional, para repensar o natural.

    RADAR DESIGN Por que, desde aquela época, o Empório Beraldin decidiu apostar em produtos de origem natural? 
    ZECO BERALDIN Basta você passar a mão sobre um tecido feito de fibras naturais para imediatamente perceber a diferença de sensações que ele proporciona. A experiência sensorial que a matéria-prima natural oferece é infinitamente mais rica, confortável e aconchegante. Faz quase duas décadas, e ainda nos surpreendemos com novos materiais e aplicações que ainda não havíamos sequer imaginado antes. Claro que, com o aumento do senso de responsabilidade ambiental e social, as nossas riquezas naturais ganharam novos olhares, e a atenção dos consumidores passou a se voltar para produtos mais alinhados com este novo momento do mundo.

    RADAR DESIGN Vocês sempre tiveram como traço marcante o acabamento artesanal. E, para isso, conta com parcerias com projetos sociais e comunidades de artesãos. Poderia falar um pouco disso? Como essas parcerias agregam valor à marca? 
    ZECO BERALDIN Nosso objetivo sempre foi o valorizar o nacional, o artesanal e o natural. Não imagino nada mais nosso do que as comunidades de artesões espalhadas por todo o país. Não faria sentido propormos um produto que valorizasse as nossas riquezas sem adicionarmos o talento do nosso povo na confecção dos produtos. Além da qualidade e da exclusividade que essas comunidades oferecem quando somadas a nossos produtos, ainda temos a oportunidade de conectar os profissionais de arquitetura e decoração com esse aspecto importante do papel do setor, que é traduzir e valorizar a essência do nosso povo. 

    RADAR DESIGN Hoje vocês exportam para quais países? E que marcas exclusivas importam para o Brasil?
    ZECO BERALDIN Exportamos para diversos países, desde o Panamá até o Japão, mas diria que a América ainda é o nosso principal mercado exterior. Apesar da crise dos últimos anos ter tido grande impacto no volume das exportações para Europa e Estados Unidos, percebemos o mercado está dando alguns sinais de reaquecimento. Já a importação cresceu significativamente nos últimos anos, com a entrada no portfólio de marcas europeias consagradas, como a Rubelli, responsável pela beleza inquestionável dos tecidos do próprio Vaticano, a alemã Sahco, com seus quase 300 anos de tradição no setor têxtil, e, é claro, com a chegada da marca inglesa Designers Guild, com suas cores e estampas inigualáveis, que criam um contraste todo especial com os tons naturais do Empório. 

    RADAR DESIGN O que você, como empresário, aprendeu de mais importante ao longo destes quase 20 anos à frente do Empório Beraldin? 
    ZECO BERALDIN Foram tantas lições que fica difícil destacar apenas uma em especial, mas posso compartilhar algumas bastante marcantes em minha jornada como empresário:

    1. Nunca desista dos seus sonhos, pois são apenas eles que podem te levar até o sucesso.

    2. Cerque-se de pessoas nas quais você acredita e que acreditam em você, pois nos dias difíceis é isso que fará toda a diferença.

    3. Certifique-se de que seu projeto tenha virtudes que vão além do lucro e do crescimento econômico próprio.

    4. Sempre que puder, fuja do óbvio, saia para buscar no mundo e na vida a inspiração para manter seu projeto sempre renovado.

    5. Sucesso não se faz sozinho. É necessária muita dedicação de todos. Um pouco de senso de oportunidade e, é claro, muito amor pelo que está construindo.

     
    O empresário Zeco Beraldin


    Manta feita de tramas 


    Caixa Gamboa 


    Almofada com motivo de zebras 

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.