Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Instagram has returned invalid data.

    Fé na madeira

    Há exatos dez anos, o agrônomo Cristiano Ribeiro do Valle tomou uma decisão que mudaria para sempre sua vida: foi viver na Amazônia. Lá percebeu logo o potencial da natureza – ou, mais precisamente, da madeira de altíssima qualidade da região. Nascia ali a semente que viria a se transformar na Tora Brasil, uma das mais importantes marcas de mobiliário em madeira maciça do país. A partir de um design autoral, que soube acolher com respeito as tradições de artesãos locais, o então agrônomo passou a lançar mesas, estantes, cadeiras e diversas peças em madeira, quase sempre combinadas com vidro, metais e outros materiais.

    De uma garagem no bairro paulistano da Vila Madalena, Cristiano expandiu a loja e firmou-a entre as líderes desse segmento. Para celebrar o aniversário de dez anos da marca, conversamos com Cristiano.

    RADAR DESIGN Como você vê a evolução da Tora Brasil nestes dez anos? Como a marca foi se adaptando e se transformando nesta década?
    CRISTIANO A evolução acompanha nossa vida, que evolui a cada dia, quando conhecemos coisas novas e vivemos experiências diferentes. Acredito que a Tora Brasil foi amadurecendo, inovando em materiais, formatos e funções. Por exemplo, a mescla de revisteiro e mesa de centro modifica completamente o padrão plano a que estamos acostumados, brincando com os ângulos que deixarão as revistas e livros melhor acomodados.

    RADAR DESIGN Quais os grandes carros-chefes da marca? Que peças você considera que se tornaram ícones do conceito da Tora Brasil?
    CRISTIANO São as mesas de centro Pará, que preservam os veios naturais e marcantes da madeira. A mesa Puã é bastante característica, sendo em formato de semi-esfera, feita à mão.

    RADAR DESIGN Como a preocupação da Tora Brasil com a sustentabilidade ajudou a formar e solidificar o conceito da marca?
    CRISTIANO A preocupação com a sustentabilidade, presente desde o DNA da empresa, ou seja, no início de tudo, nos trouxe uma forma segura de trabalhar, passando esse conforto ao nosso cliente, que pode ter a certeza de que o consumo da madeira de manejo florestal contribui para a preservação da floresta. E essa preocupação vem aumentando a cada dia.

    RADAR DESIGN De onde vem a inspiração para criar as peças da Tora Brasil?
    CRISTIANO Da alma, buscando peças que estejam sempre rodeadas de muita felicidade.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.