Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

Unable to communicate with Instagram.

Luzes da Lapa

Em um galpão da Lapa, em São Paulo, a Bertolucci foi inaugurada há mais de meia década, em 1956. Agora, quem está à frente dessa que é uma das mais tradicionais empresas nacionais de iluminação é Eneida Bertolucci, que herdou do pai o apreço pelo design brasileiro e a atenção aos detalhes. A seguir, uma entrevista com a empresária da marca e as atrações programados para o Design Weekend.

Radar Design – Em um mundo de produção massificada, a Bertolucci mantém o foco nos designers brasileiros e em uma produção quase artesanal. Você nunca teve dúvidas de que estava no caminho certo?

Eneida Bertolucci – Buscamos ser autênticos, ter a nossa identidade. O investimento no design brasileiro nos oferece conteúdo original e inovador que nos supre de idéias. Claro, ser vanguardista e se dispor a quebrar paradigmas tem o seu preço, precisamos de muita perseverança para renovar conceitos, mas é isso que nos traz a satisfação.

 

RD – Você é conhecida pela atenção que dispensa aos detalhes. É uma característica sua ou uma herança paterna?

EB – São os detalhes que traduzem o respeito e o aprimoramento do processo. Estou na Bertolucci há quase 25 anos e foi pouco a pouco, com muita humildade, que aprendi com meu pai a importância daquilo que, às vezes, pode parecer irrelevante.

 

 RD – Quais os eventos preparados para o DW?

 EB – No evento “Bertolucci Fábrica Aberta” concretizaremos uma antiga ideia: abrir as portas da nossa fábrica para duas ações complementares: uma exposição e uma visita guiada. A exposição, que acontece na fábrica e é aberta ao público, foi ambientada no piso, com cenografia assinada pelo Atelier Marko Brajovic em parceria com o escritório franco-brasileiro Atelier BAM. Mostramos assim a interação de duas figuras chave do nosso processo: o designer e o artesão, característica de nossa produção semi-artesanal. Luminárias ícones da Oficina Bertolucci

e de nossos convidados foram escolhidas para serem as grandes estrelas da mostra. Vídeos gravados pelos diferentes designers mostrarão o percurso de cada um no processo criativo, tudo isso em meio ao nosso antigo maquinário, moldes e ferramental. Aproveitaremos para mostrar as novas linhas de luminárias 2013.

Nas visitas guiadas, os visitantes poderão ver a nossa produção em pleno funcionamento. As vagas são limitadas e deverão ser agendadas por telefone ou email.

Eneida Bertolucci

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.