Miami teve muito a oferecer em dezembro. E uma das boas realizações do Design Miami 2013 coube ao arquiteto paranaense Guilherme Torres.
Convidado pela Swarovski, ele proporcionou um belo espetáculo com seu Mangue Groove, uma instalação que chamava a atenção para as ameaças ao ecossistema da Amazônia.
Mas como ligar uma questão ambiental ao brilho dos cristais? O arquteto partiu da matemática, mais precisamente do Diagrama de Voronoi, em que o espaço é dividido em células, cada uma com seu ponto focal individual. Por representar a decomposição do espaço, o diagrama costuma resultar em instigantes mosaicos.
A ideia, aqui, era explorar a interação entre ciência e arte. Lâmpadas LED e cristais em tubos dourados replicavam a ideia do diagrama e convidavam as pessoas a passear em torno dele, sobre caminhos construídos com madeira reciclada. Abaixo da passarela, a água.
Ao fundo, o pôr do sol digital tinha hora pra se tornar “real”. Às cinco da tarde, um sistema de áudio e vídeo reproduzia o entardecer na Amazônia.