Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Mangue de cristal

    Miami teve muito a oferecer em dezembro. E uma das boas realizações do Design Miami 2013 coube ao arquiteto paranaense Guilherme Torres.

    Convidado pela Swarovski, ele proporcionou um belo espetáculo com seu Mangue Groove, uma instalação que chamava a atenção para as ameaças ao ecossistema da Amazônia.

    Mas como ligar uma questão ambiental ao brilho dos cristais? O arquteto partiu da matemática, mais precisamente do Diagrama de Voronoi, em que o espaço é dividido em células, cada uma com  seu ponto focal individual. Por representar a decomposição do espaço, o diagrama costuma resultar em instigantes mosaicos.

    A ideia, aqui, era explorar a interação entre ciência e arte. Lâmpadas LED e cristais em tubos dourados replicavam a ideia do diagrama e convidavam as pessoas a passear em torno dele, sobre caminhos construídos com madeira reciclada. Abaixo da passarela, a água.

    Ao fundo, o pôr do sol digital tinha hora pra se tornar “real”. Às cinco da tarde, um sistema de áudio e vídeo reproduzia o entardecer na Amazônia.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.