Marceneira estilosa

Desde 2004, Juliana Llussa expõe, na sua loja no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, móveis em madeira que conseguem conjugar, com primor, linhas tradicionais e ousadia de menina. A jovem “marceneira” que estagiou na Steelcase, empresa americana do segmento, voltou para o Brasil com sede de ter o seu próprio negócio e trouxe ao mundo a LLussá, marca que está distribuída em outras cinco lojas pelo Brasil, e em no charmoso bairro do Marais, em Paris. Abaixo, você confere a entrevista que a designer concedeu ao Radar Design.

RADAR DESIGN: Quais são os conceitos que vc espera passar por meio das suas criações?
JULIANA LLUSSA: Acredito que o conceito primeiro de meu trabalho é a busca pela harmonia estética aliada ao conforto do móvel. Isso tudo através de um desenho que explora as possibilidades da madeira e dos encaixes da marcenaria tradicional.  Os encaixes da madeira proporcionam visualmente uma riqueza de detalhes e solidez estrutural. A forma como o móvel foi construído fica aparente e isso me encanta. Hoje em dia, percebo que estamos perdendo a noção de como os objetos que utilizamos foram feitos, e isto é uma parte importante para podermos admirar as formas e a estrutura dos objetos, máquinas, automóveis. Deixando os encaixes aparentes, podemos usufruir das peças de maneira diferente, descobrindo como aquilo foi pensado. Acho importante e profundamente significativo resgatar as etapas de tudo que nos cerca, seja na alimentação ou no que nos rodeia. Compreender o ciclo e a cadeia produtiva enriquece a vivência.

RD: Tem alguma inspiração recorrente no seu trabalho? Qual?
JL: Em cada fase tenho uma inspiração diferente. Posso identificar algumas. Em determinada época, percebo que comecei a desenhar  peças com volumes vazados utilizando ripas de madeira. A primeira delas foi a Credenza FIL, que foi desdobrada na Estante FIL e no cabideiro CLAU. Em outra, comecei a me aventurar por algumas linhas curvas. Criei a cadeira giratória GIR, a mesa ILLA. Recentemente desenvolvi peças mais inusitadas revisitando móveis antigos como a MARQUESA, penteadeira e escrivaninha. Uma idéia vai se desdobrando em outras, de uma peça nasce outra, sem muita lógica aparente, mas passado um tempo vejo unidade entre elas.

RD: Quais são os desafios e as glórias da madeira certificada?
JL: O bom de trabalhar com madeira certificada é a certeza de estar utilizando uma matéria-prima cuidadosamente extraída de nossas florestas com respeito ao meio ambiente bem como às pessoas envolvidas no processo de extração. O desafio é cada vez mais disseminar e estimular o uso e a produção desta matéria-prima.

RD: Qual é o tipo de móvel que você mais gosta de desenvolver?
JL: Gosto muito de criar sob encomenda. É um desafio desenvolver algo incomum. A criação do pequeno escritório SAN é uma delas. A cliente precisava de uma peça para guardar uma série de documentos e a papelaria de seu escritório de casa, que ficasse na sala, ao lado de uma poltrona onde ela se senta para trabalhar em seu laptop. O resultado foi uma peça compacta, que agrega também a função de mesa lateral.

RD: Como a Llussá foi parar em Paris?
JL: Foi por intermédio de uma loja no Marais focada em design brasileiro. Participamos com a LdeO&Co da Maison Object, uma das maiores feiras de Design que acontece em Paris.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2023. Todos os direitos reservados.