Durante o último São Paulo Design Weekend, em agosto, a Bertolucci promoveu visitadas guiadas à sua fábrica. E atraiu uma legião de pessoas curiosas em conhecer o processo de produção da marca. O sucesso levou ao projeto criado pela empresária Eneida Bertolucci, batizado “Fábrica Aberta”.
Arquitetos, designers e decoradores frequentam a lista de visitantes ao lado de gente que quer apenas fazer um tour pelas instalações, tomando contato com os métodos de produção das luminárias, desde o começo – a chegada dos materiais – até a expedição, quando elas estão prontíssimas para serem enviadas ao cliente.
O empresário João Torres, marido de Eneida, é o guia que dá ao grupo todas as explicações – e elas ficam mais intensas no ponto alto da visita: o torno de repuxo, onde um disco de alumínio, latão ou cobre é moldado pelo repuxador em um modelo de ferro fundido ou de madeira, dando forma aos refletores, estruturas e bases das luminárias.
Outros setores também se tornaram verdadeiros pontos turísticos, especialmente a solda e a pintura (são mais de 40 cores desenvolvidas especialmente, além de diferentes tipos de verniz).
Para participar é preciso agendar a visita pelo telefone (11) 3873-2879, em São Paulo, ou pelo email bertolucci@bertolucci.com.br.