Reforma de uma casa alugada

Ricardo Abreu assina a reforma da casa de vila alugada por um casal na volta ao Brasil, após uma temporada de trabalho em Londres. Foi feita uma pequena intervenção para marcar a personalidade da família nesse novo momento.

Apesar dos ambientes sociais já estarem originalmente integrados, faltava algo que os deixassem mais aconchegantes com um mobiliário adequado para que o casal pudesse receber confortavelmente na nova casa. A partir da porta de entrada do pequeno sobrado, as salas, que não possuem aberturas laterais, deixavam o ambiente estreito e profundo, o que era ainda acentuado pelo baixo pé direito.

No projeto, Ricardo Abreu trouxe o máximo de verde para dentro da casa. O verde é a cor preferida do casal e foi o que conduziu a concepção da obra.  Há uma abundância do uso da cor nas paredes e tetos, marcenarias, tecidos e objetos. O verde predomina nos ambientes reforçado pelas plantas que são destaque em todos os cantos da casa.

Foi a partir da pintura geométrica aplicada nas paredes e tetos que os ambientes puderam continuar conectados, mas agora conduzidos por um degradê em tons de verde. Tons mais claros foram aplicados onde tem menos incidência de luz natural e, à medida que se avança para a sala de jantar e cozinha, o verde é mais escuro e expressivo, valorizado pela grande abertura em vidro que se conecta com a área externa. A geometrização da pintura aplicada sobre as paredes e tetos permitiu a separação/integração dos ambientes pelo o uso da cor.

A reforma foi parcial. A casa possui três pavimentos: no térreo ficam salas, cozinha e um quintal ao fundo, no pavimento superior concentram os quartos, e no subsolo foi montado um home theater. 

“Não houve alterações hidráulicas, demolições e construções, mas todo o projeto luminotécnico foi refeito. A solução adotada foi deixar os circuitos de iluminação aparentes a partir do uso de fios forrados em tecido preto. Dessa forma, não fizemos alterações nos forros preexistentes e buscamos valorizar as vigas aparentes da construção original.” Explica o arquiteto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2023. Todos os direitos reservados.