Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Instagram has returned invalid data.

    A casa tomada

    O artista plástico Rafael Gómezbarros cobriu a Saatchi Gallery, em Londres, com formigas de 50 cm feitas de um composto de resina, fibra de vidro, madeiras e outros materiais.

    São centenas dessas figuras associadas ao trabalho e à organização invadindo a fachada e o interior da galeria, como parte de uma exposição maior batizada Pangaea: New Art from Africa and Latin America.

    O colombiano Gómezbarros fez uma alusão direta a um conto do escritor argentino Julio Cortázar, Casa Tomada, e emprestou-lhe até o título.

    Na história de Cortázar, dois irmãos habitam a vasta casa de seus antepassados, que vai sendo pouco a pouco invadida, sem que se saiba dos invasores mais do os sons abafados da ocupação.

    As enormes formigas já “invadiram” outros prédios, a começar pelos públicos, como o edifício que abriga o Congresso Nacional de Bogotá.

    São a resposta do artista à nova diáspora que imigrantes de todo o mundo protagonizam diariamente, invisíveis e silenciosos. Ele dá ao que ninguém quer ver uma dimensão que salta ao olho humano.

    Até 31 de agosto de 2014.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.