Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

Unable to communicate with Instagram.

De casa nova

Ela se formou em arquitetura e artes plásticas. Ainda na faculdade, descobriu a madeira, matéria-prima que se tornou sua grande aliada. Radar design conversou com Juliana Llussá, que em apenas onze anos já mostrou a que veio: suas peças de mobiliário são primorosas, feitas artesanalmente. O desenho mostra sua ligação com o design nativo, ao qual ela confere um toque contemporâneo em que as linhas retas se impõem.  Agora Llussá Marcenaria deixa a loja da Vila Madalena e se muda para novo endereço.

Radar Design – Como descobriu a madeira, que é a sua matéria-prima constante?

Juliana Llussá – Descobri na faculdade, no terceiro ano do curso de arquitetura. Tivemos que desenvolver uma cadeira de madeira para um restaurante na disciplina de desenho industrial. Fui para marcenaria da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) e construí a cadeira que desenhei em escala real. Trabalhei muito com a madeira e me encantei.

 

Radar Design – Suas peças têm uma raiz brasileira com contornos contemporâneos. Essa era uma intenção clara desde o seu início como designer ou foi surgindo junto com as suas criações?

Juliana Llussá – Foi surgindo com o tempo. Faço aquilo que gosto, mas sempre pensando na maneira de construir as pecas.

 

Radar Design – Algumas peças do mobiliário foram praticamente banidas das casas atuais, como escrivaninhas e penteadeiras. Mas você as desenha e produz. Acha que elas deveriam ter o seu lugar preservado nas casas de hoje ou se trata de um exercício de criação – trazer uma peça do passado com o olhar do presente?

Juliana Llussá – Estas peças são especiais porque resgatam um pouco o tempo perdido. Acho que esse tempo deve ser resgatado e seu lugar preservado, sim. A penteadeira, por exemplo, encanta todas as mulheres por despertar a vaidade e lembrá-las do tempo que antes era dedicado a isso.

 

Radar Design – Seus móveis são conhecidos também pela produção artesanal e pela qualidade do acabamento. São feitos para durar muitos anos. Como isso interfere no desenho da peça?

Juliana Llussá – Isto não interfere muito no desenho da peça, mas sim na sua construção. Um mesmo desenho pode ser construído com madeira e parafusos ou simplesmente com a madeira e os encaixes da marcenaria tradicional que utilizo.

 Rua Joaquim Antunes, 94, São Paulo. Tel. (11) 3031-1300.

Fotos: Lufe Gomes

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.