Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Arquitetura e arte

    Mal se pode dizer que esta casa tenha sido fruto de uma reforma. De qualquer maneira, está longe de ser uma reforma trivial, ainda que competente.

    A arte permeia os espaços da Casa dos Pátios, totalmente redesenhada pelo escritório AR Arquitetos, dos sócios Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg. A dupla se norteou em parte pelo trabalho dois artistas americanos: Matta Clark e James Turrel.

    O primeiro ficou conhecido especialmente pelos “building cuts”, casas abandonadas que ele recortava, escavava, partia, dando a elas uma segunda leitura, radical e singular. Turrel é o artista da luz e inspirou as aberturas por onde o céu e as árvores são, de certa forma, introduzidas nesta construção.

    O “envólucro original” permaneceu, mas o interior foi “tomado como um sólido a ser escavado”. Daí começou a surgir a nova organização, com variações de pé-direito, grandes espaços livres, pátios internos, recortes criados para servir de moldura ao que havia no terreno e aberturas no teto, que trazem o céu para a casa e seus surpreendentes pátios.

     

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.