“Gênio” era como o estilista inglês Alexander McQueen era reconhecido no mundo da moda. Formado em 1995 na célebre St Martin School, em 1996, no ano seguinte já comandava a Maison Givenchy. Em 2001, estreou sua própria marca, fazendo dos seus desfiles espetáculos inesquecíveis. Quando morreu, em fevereiro de 2010, a apreensão foi geral.
Quem daria continuidade à sua mão de mestre? Sarah Burton, seu braço direito, absorveu seu espírito e assumiu a direção criativa da marca. Assim como nas passarelas, ela encarna a genialidade do estilista também no trabalho que ele havia iniciado na Rug Company. Para Filipe Troncon, do Suite Arquitetos, McQueen ainda reina.
“Muitos estilistas e grandes marcas logo que alcançam o topo do “glam”, com suas coleções e roupas magnificamente elaboradas, lançam uma linha casa para ampliar os horizontes e se tornarem ainda mais sólidos e presentes no dia a dia daqueles que valorizam a sofisticação ao extremo.
Há também o caminho inverso, designers com um trabalho primoroso, minuciosamente sofisticado, que conquistam o reconhecimento universal e passam a atuar não só no campo de design de mobiliário, mas também no design de interiores, e criam linhas para marcas poderosíssimas de acessórios, casa, jóias, relógios e por aí vai.
Há alguns anos, Alexander McQueen entrou para o seleto time de designers que criam linhas para a Rug Company, empresa americana mais top de tapetes feitos a mão, que já lançou coleções dos estilistas Paul Smith, Vivienne Westwood e Diane Von Fustenberg entre outros.
A primeira linha do McQueen trazia estampas de caveiras. Em seguida, vieram os pássaros. Ambas um sucesso! Agora é a vez de uma nova coleção que, segundo Sarah Burton, é “both Bohemian and pagan in spirit”, um conceito transformado em realidade, que desconstrói motivos orgânicos e os reconstrói em estampas e desenhos hipnotizantes e atemporais. Inspirados na fauna e na flora, os desenhos são elaborados a partir de asas de borboletas e papoulas.
Todos eles são resultado de elementos básicos remodelados, mas que mostram a essência de forma inusitada e muito inspiradora. A nova coleção McQueen é exclusiva da Rug Company e está no mercado desde o final de 2013. Você, meu caro, que entende e absorve o luxo contemporâneo, saiba que o “Monarch in fire” (na foto abaixo), medindo 1.80 x 2.55m, custa em torno de $14.688. E eles entregam no Brasil!”
00 1 212-274-0444