Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Instagram has returned invalid data.

    De volta aos 60

     Os reality shows já existiam nos anos 60, quando a TV era feita ao vivo. E certamente eram bem mais interessantes. Foi em um deles, o “10 Minutos de Fama”, da extinta TV Rio, que o designer Bernardo Figueiredo exibiu a sua poltrona Carioca, em 1963.

     O desafio: montar a poltrona em no máximo 10 minutos. O sistema de encaixes criado por Figueiredo tinha uma sacada: pinos e madeira numerados, que facilitavam a montagem. Com estrutura de madeira maciça, a Carioca tinha assento e o encosto de couro.

     No ano seguinte, em 1964, o Bernardo Figueiredo  criou uma poltrona para a sede da revista Senhor, que encerraria suas atividades naquele ano. Criado em 1959, o título foi um dos mais importantes do país e teve em seus quadros os jornalistas Paulo Francis, Carlos Scliar e Jaguar, além da designer Bea Feitler, que logo faria sucesso na americana Harper’s Bazaar.

     Em 1965, a poltrona Senhor estaria nas residências brasileiras, com sua estrutura de madeira maciça aparente e travessas fixadas por quatro botões de metal em cada lateral. No assento e no encosto, almofadões  apoiados por cintas de couro afiveladas em quadros vazados.

     Essas poltronas, cheias de histórias em com design de primeira, começam a voltar às casas brasileiras, reeditadas pelo Arquivo Contemporâneo. A Carioca sai por R$ 4.620 reais. A Senhor, A Senhor, por R$ 8.350.

    Rua Redentor, 147, Ipanema, rio de Janeiro. Tel. (21) 2247-0494.

    Poltrona Carioca

     

    Poltrona Senhor

     

     

     

     

     

     

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Radar Arquitetura e Design © 2005-2019. Todos os direitos reservados.