De volta aos 60

 Os reality shows já existiam nos anos 60, quando a TV era feita ao vivo. E certamente eram bem mais interessantes. Foi em um deles, o “10 Minutos de Fama”, da extinta TV Rio, que o designer Bernardo Figueiredo exibiu a sua poltrona Carioca, em 1963.

 O desafio: montar a poltrona em no máximo 10 minutos. O sistema de encaixes criado por Figueiredo tinha uma sacada: pinos e madeira numerados, que facilitavam a montagem. Com estrutura de madeira maciça, a Carioca tinha assento e o encosto de couro.

 No ano seguinte, em 1964, o Bernardo Figueiredo  criou uma poltrona para a sede da revista Senhor, que encerraria suas atividades naquele ano. Criado em 1959, o título foi um dos mais importantes do país e teve em seus quadros os jornalistas Paulo Francis, Carlos Scliar e Jaguar, além da designer Bea Feitler, que logo faria sucesso na americana Harper’s Bazaar.

 Em 1965, a poltrona Senhor estaria nas residências brasileiras, com sua estrutura de madeira maciça aparente e travessas fixadas por quatro botões de metal em cada lateral. No assento e no encosto, almofadões  apoiados por cintas de couro afiveladas em quadros vazados.

 Essas poltronas, cheias de histórias em com design de primeira, começam a voltar às casas brasileiras, reeditadas pelo Arquivo Contemporâneo. A Carioca sai por R$ 4.620 reais. A Senhor, A Senhor, por R$ 8.350.

Rua Redentor, 147, Ipanema, rio de Janeiro. Tel. (21) 2247-0494.

Poltrona Carioca

 

Poltrona Senhor

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

    Radar Arquitetura e Design © 2005-2023. Todos os direitos reservados.