Formado por Greg Bousquet, Carolina Bueno, Olivier Raffaelli e Guillaume Sibaud, o escritório franco-brasileiro Triptyque exibe suas peças preferidas da Bertolucci: a Coluna e a Ibira Refletor.
A Coluna, desenho da arquiteta Deborah Roig para a Bertolucci, faz parte da Coleção 50 anos e foi batizada com o nome da arquiteta. Trata-se de uma releitura de uma linha de luminárias dos anos 60/70. Com proporções alteradas e a introdução de outros detalhes de acabamento, a peça ganhou novos ares.
Com 1,72 de altura, ela tem a haste cromada e os refletores escovados, como na foto. Mas os refletores também podem ser coloridos – são 30 opções de cor à disposição do cliente.
A Ibira Refletor, com design da oficina Bertolucci, faz parte de uma coleção que tem como característica principal uma grande possibilidade de movimentos das articulações, dirigindo o foco de luz para uma vasta gama de pontos. Também ela é um relançamento.
Nesta nova versão, ganhou um pequeno refletor ligeiramente cônico em metal repuxado que acompanha o acabamento da base. A Ibira Refletor da foto é de cedrinho, com refletor e base cobre escovado. Refletor e base estão disponíveis em cobre, latão ou colorido, com mais de 30 opções de cor.
Quem conta o motivo dessas escolhas é Carol Bueno, o único nome feminino do time.
“Nós escolhemos essas luminárias porque elas têm desenho puro e limpo. Gostamos muito do cobre com madeira e a maneira sutil de articulação. A Coluna Deborah Roig tem esse ar retro das luminárias italianas de época”.
Bertolucci
R. Espártaco, 367, Vila Romana, São Paulo. Tel. (11) 3873-2879
Fotos: Lufe Gomes