Ele é um sucesso de crítica e público. E não é de hoje. Na última edição da Maison et Objet, a famosa feira parisiense que se encerra agora no dia 28 de janeiro, o inglês Tom Dixon foi homenageado como designer do ano.
Já ligou o nome à pessoa? Então pense em uma cadeira em formato de “S”. É uma das suas peças mais conhecidas e, não por acaso, batizada de S Chair. Versado em iluminação, mobiliário, acessórios e tudo o que você imaginar, ele surpreendeu na feira que começou em 1995 e se expandiu até se transformar em referência mundial do setor de design e decoração – ficou gigante em número de expositores, volume de negócios e tamanho. Haja pernas!
Voltando ao rei da festa: Tom Dixon apresentou novidades em materiais nobres, como o cobre, em utensílios que, em alguns momentos, parecem engrenagens mecânicas. Nada demais para alguém que desenha o candelabro, o lustre, o castiçal e até a vela!
Seu compromisso, ele avisa, é com a inovação. Quer aliar ficção científica a simplicidade futurista. É de uma mente assim que sai uma poltrona como a Windback, segundo o designer, inspirada em cavalheiros britânicos de século 18.
Trabalhando com todos os materiais de que o planeta dispõe, ele vai fazendo de tudo – e tudo sai melhor do que a encomenda, como a extensa linha Beat, de luminárias, ou as Slab Chairs, que você vê abaixo com vários modelos da Beat.
E a Maison et Objet também tem novidades: de 10 a 13 de março uma versão da feira será realizada em Singapura. Em Paris, prepare-se para a próxima ediçnao, que acontece entre os dias 5 e 9 de setembro.