Um painel de madeira curvo e uma sanca circular, com uma luz acolhedora, tornam o hall de entrada um elemento surpresa para quem chega no apartamento de 550m2, projeto da arquiteta Isis Chaulon, em São Paulo.
A luz natural dos caixilhos piso/teto, assim como a linda árvore localizada na fachada do prédio, cuja copa pode ser vista do terraço às áreas sociais, serviram de inspiração para a arquiteta.
“Um apartamento para ser desfrutado por toda a família. As áreas sociais criam um diálogo fluido entre os diversos espaços de convivência. A família pediu que todos os espaços se abrissem e se fechassem conforme a necessidade e os eventos que acontecem na casa no dia a dia.” Explica Isis.
Um espaço amplo de estudo, leitura e entretenimento, que a família pudesse utilizar em conjunto, foi outra demanda do projeto. Para isto, foi criada uma biblioteca – estúdio com espaço de leitura, Home Theater, mesa de estudo, mesa de jogos, móvel com frigobar embutido e lounge para descontração. Tudo em um mesmo ambientNa decoração, além das peças de design brasileiro do acervo pessoal dos clientes, vários móveis foram desenhados pela arquiteta, como o aparador no living e sala de jantar, o aparador e banco curvo da sala de almoço, a escrivaninha, móvel frigobar e estante da biblioteca. Isis desenhou as escrivaninhas, cabeceiras e criados mudos de todas as suítes, a penteadeira e espelho na suíte da adolescente. Nos banheiros e lavabo, todos os espelhos com iluminação especial embutida e gabinetes.
Para integrar a sala de jantar ao living, foi desenhado um aparador exclusivo de dez metros de comprimento em aletas revestidas de camurça e tampo de mármore, com puxadores em latão envelhecido. O bar foi embutido no tampo do aparador. O rebaixo no mármore é todo iluminado por baixo criando um efeito incrível nos objetos, copos e garrafas.
A lareira é uma escultura de fogo flutuando no living que, com boca dupla, atende aos dois ambientes da sala de estar ao mesmo tempo. O fogo pode ser visto de várias ângulos do living graças a versatilidade do desenho da lareira.
Para a biblioteca foi desenvolvido um tressê de camurça especial, totalmente artesanal, que permite a ventilação dos equipamentos de Home Theater e foge do lugar comum de desenhar grelhas de ventilação na marcenaria.
“A maior inspiração do projeto foi sem dúvida a energia iluminada das pessoas maravilhosas que são estes meus clientes queridos e o envolvimento deles durante todo o processo que fluiu positivamente do começo ao fim do projeto.” conclui Isis
http://isischaulon.com.br/
@isischaulonarquitetura
Fotos: Beto Riginik – @riginik